Filipe Calegário discute Música, Arte e Tecnologia com alunos de Design

Curso de Design Gráfico - Olinda
setembro. 11, 2012

Na sexta-feira (21), as 9h20, os estudantes do curso de Design Gráfico têm um encontro marcado com o mestrando em Ciência da Computação, Filipe Calegário. O convidado vai participar da palestra Música, Arte e Tecnologia, atividade que complementa os assuntos trabalhados com os estudantes de Design na disciplina Design de Interface e Jogos e Design de Interfaces de Rádio e TV. “Queremos apresentar a aplicação da computação na arte e música através de exemplos de projetos e eventos relacionados à área. Sem pretensão de demonstrar um conjunto de regras, métodos ou processos formais, a apresentação especula que o uso de técnicas de experimentação artística pode trazer insights criativos para projetos na área de computação e vice-versa” afirmou Filipe.

Filipe Calegário- Bolsista do CNPq e mestrando em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da UFPE desde 2011, Filipe Calegário graduou-se em Ciência da Computação pelo CIn-UFPE em 2010. Como bolsista do programa ERASMUS MUNDUS, realizou um ano de intercâmbio universitário na Technische Universität München em 2009, na Alemanha. Com projetos interativos e experimentais em arte e computação, já apresentou trabalhos em eventos como Digital Sensations (Londres), Nokia Push Showcase (Londres), FILE 2010 (São Paulo), Continuum 2010 (Recife), FAD 2010 (Belo Horizonte), FILE RIO 2010 (Rio de Janeiro) e Interactivos?’10 (Belo Horizonte). Com o trabalho Marvim Gainsbug, em parceria com Jerônimo Barbosa, recebeu Menção Honrosa no FILE PRIX LUX 2010 e foi premiado no Conexões Tecnológicas realizado pelo Instituto Sérgio Motta. Ex-vocalista de Faringes da Paixão, atualmente está se dedicando exclusivamente a pesquisar formas experimentais de criar novos instrumentos musicais digitais.