AESO - Faculdades Integradas Barros Melo

Intercâmbio - Protocolos de Cooperação Internacional com Universidades Europeias

A oportunidade de estudar fora e viver um mundo de conhecimentos é uma realidade para os alunos e professores das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO). Com a finalidade de ampliar conhecimentos, a instituição possui diversos Protocolos de Cooperação Internacional com Universidades Europeias, assim como: a 1. Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa (FDUL), a 2. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH), 3. o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), o 4. Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), o 5. Instituto Universitário Sophia (IUS), e a 6. Universidade de Salamanca (USAL).

Os respectivos protocolos têm como propósito um programa de mútua cooperação técnico-científica. Os convênios buscam fortalecer as relações culturais por meio de um intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes das instituições, possibilitando a inscrição de discentes nos cursos de graduação e pós-graduação ofertados pelas partes. Além disso, propiciam atividade de docência e investigação científica, por intermédio de projetos em conjunto, incluindo intercâmbio de professores. 

Os interessados precisam corresponder às exigências do Edital de Intercâmbio da Barros Melo que, em geral, é divulgado na metade do ano, na página da instituição. Há alguns pré-requisitos básicos como: estar devidamente matriculado na Barros Melo, ter concluído pelo menos um semestre, estar quite com as mensalidades e manter o vínculo durante todo o período do intercâmbio. Também é necessário ter bom desempenho acadêmico, mantendo média global mínima de 7,0; ter bom desempenho na prova de redação e na entrevista; estar no perfil de estudante que a instituição de ensino conveniada com a Barros Melo exija. 

A instituição tem a Coordenação de Pesquisa e Intercâmbio para tirar dúvidas dos alunos e também para orientar os processos seletivos de intercambio. O contato é via email: coordenacao.pesquisa@barrosmelo.edu.br.

 Saiba mais sobre as universidades conveniadas:

 1. Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa (FDUL) é uma das Universidades mais antigas de Lisboa. Foi fundada em junho de 1913 e, em dezembro do mesmo, ano abriu as portas para dezenas de estudantes. Depois de comemorar mais de um centenário de existência, a instituição funciona dentro do campus da Universidade de Lisboa. O prédio possui uma biblioteca, auditório informatizado e também uma sala de audiências para a simulação de julgamentos.

 2. A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH) está situada no centro da capital portuguesa. A faculdade conta com 12 Departamentos nas áreas de: Antropologia; Ciências da Comunicação; Ciências Musicais; Estudos Políticos; Estudos Portugueses; Filosofia; Geografia e Planejamento Regional; História; História da Arte; Linguística; Línguas, Cultura e Literaturas Modernas; Sociologia.

 3. O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) é localizado na Cidade Medieval de Tomar, a 1h20 do Centro de Lisboa. Com 23 cursos de licenciatura, o IPT abrange diversas áreas e tem um campus que acolhe os alunos da Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Escola Superior de Gestão de Tomar e, em Abrantes, e da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes. A instituição conta com departamentos de Arqueologia, Conservação e Restauro e Patrimônio; Artes, Design e Comunicação; Ciências Empresariais; Ciências Sociais; Engenharias; Tecnologias de Informação e Comunicação; Matemática e Física.
 
 4. O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) integra cinco Escolas Superiores: Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Escola Superior de Educação, Escola Superior de Ciências Empresariais, Escola Superior de Tecnologia do Barreiro e Escola Superior de Saúde. Todas situadas no campus de Setúbal e no campus do Barreiro, que abrangem um leque significativo de áreas do saber e oferecem um largo espetro de programas de formação que o tornam indispensável na região em que se insere. A instituição oferta cursos de Licenciatura, Mestrados, Pós-Graduações, além de Cursos Técnicos Superiores Profissionais. 

 5. O Instituto Universitário Sophia (IUS) tem o campus localizado próximo à Florença e é um centro acadêmico de educação e pesquisa interdisciplinar e intercultural. O espaço disponibiliza estrutura completa em salas de aula, biblioteca e conta também com residências estudantis. O IUS é dividido em departamentos de Estudos Políticos, Economia e Teologia e Filosofia. Além disso, tem áreas especiais de pesquisa em Ciências Sociais/Comunicação e Música/Estética.

6. A Universidade de Salamanca (USAL)é uma instituição de ensino superior pública, situada na cidade de Salamanca, na Espanha. É a universidade mais antiga daquele país e a quarta fundada na Europa. Com mais de 35.000 alunos, a Universidade de Salamanca é, hoje, uma das instituições universitárias mais prestigiadas da Europa, atraindo estudantes de toda a Espanha e do mundo de língua castelhana.