Foto: Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Vicência (PE).

Alunos de Artes Visuais das FIBAM promovem ação voltada para crianças autistas

Artes Visuais
maio. 29, 2019

Projeto foi realizado em parceria com o MAMAM e o Centro de Atendimento Multidisciplinar de Vicência

Proporcionar momentos de contato com a arte, estimulando a interação entre crianças autistas. Foi com esse mote que Levy Alex e Henrique Cabral, alunos do 6º período do curso de Artes Visuais da AESO-Barros Melo, e estagiários do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), levaram para a cidade de Vicência, localizada na zona da Mata Norte pernambucana, projeto que atendeu crianças diagnosticadas com Transtornos do Espectro Autista (TEA).

Segundo os estudantes, a ideia era planejar uma ação para o Abril Azul, mês de conscientização do Autismo, apresentando a arte como forma de educação inclusiva: “Por Vicência ser a cidade natal de Levy Alex, ele já conhecia todo o trabalho de inserção promovido pela Rede Municipal de Educação através do Centro de Atendimento Multidisciplinar e, junto com a arte/educadora do MAMAM, Maria do Carmo, iniciamos a elaboração do projeto”, explicou Henrique Cabral.

Dividida em três partes, a atividade, inicialmente, promoveu o acolhimento dos pais e filhos e, logo após, exibiu o curta-metragem "Habbit and Deer", que fala sobre relações interpessoais na infância, amizade e diferenças. Para finalizar o encontro, e despertar o interesse e a atenção nas crianças, elas foram estimuladas a construir os personagens retratados no filme utilizando massa de biscuit e tinta guache.

“A oficina de criação de personagens, baseados na obra audiovisual, possibilitou que os pais tivessem contato maior com a produção artística e, em conjunto com os filhos, impulsionassem a prática em dupla, estimulando o contato entre eles.” disse Cabral.

A ação, que foi pensada e desenvolvida pelos alunos para o programa “MAMAM na Escola”, promove a inclusão, o ensino e o entretenimento através da arte. Cidades de outras regiões de Pernambuco estão sendo cotadas para receber o projeto.

aeso - barros melo - artes visuais - autismo - arte -