Dirigente do Sinjope participa de debate na Barros Melo

Curso de Jornalismo - Olinda
junho. 05, 2012

Geraldo Bringel, dirigente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, esteve esta semana na Barros Melo para discutir com estudantes de Jornalismo questões a respeito da lei de estágio.  O convite foi feito por inciativa das professoras Ana Carolina Cavalcanti e Monica Fontana, coordenadora do curso, a partir de nota divulgada pelo SINJOPE.

Bringel esclareceu sobre o que assegura a lei de estágio e quais as brechas que permitem que empresas de comunicação acabem colocando o estagiário de jornalismo em funções que ele ainda não está preparado para exercer sem supervisão. Para Bringel, mesmo com a lei de estágio, há situações em que o estudante ainda pode ficar vulnerável. “Quando o estagiário conhece a lei e luta por seus direitos, muitas vezes é tachado de ‘complicado’, o que acaba fechando portas para ele num mercado já tão pequeno como o nosso, então ele fica acuado”, explicou.

Para o sindicalista, o convite veio num momento oportuno. “O sindicato já pensava em entrar em contato com as universidades para conversarmos sobre uma ação conjunta entre sindicato e instituições de ensino no sentido de garantir o cumprimento dos direitos do estagiário.” Para ele, o primeiro passo é fazer o aluno conhecer a lei e saber que pode contar com o sindicato e as instituições de ensino quando se sentir de alguma forma prejudicado.