Fefa Lins e Maria Eduarda Menezes foram parceria de sucesso

Estudante de Cinema e Audiovisual se prepara para produção do primeiro longa “Amores passageiros”

Curso de Cinema e Audiovisual - Olinda
agosto. 13, 2018

Laboratório acontece em São Paulo no Festival Kinoforum

Aluna do quarto período de Cinema e Audiovisual da AESO-Barros Melo, Maria Eduarda Menezes, se prepara para participar do laboratório de desenvolvimento de longa-metragem, do Festival Kinoforum, que acontece, de 22 de agosto a 02 de setembro, em São Paulo. O projeto chamado Do Curta Ao Longa tem como objetivo subsidiar, com processos criativos, os diretores de curtas-metragens que ainda não têm nenhum longa produzido. É o caso da estudante, que teve o trabalho Amores Passageiros, inscrito em parceria com a amiga Fefa Lins, selecionado para passar pelo período de aprimoramento.

O ponta pé inicial dessa história aconteceu por causa do curta Quanto craude no meu sovaco, dirigido por Eduarda e Fefa durante a disciplina “Realização Cinematográfica”, orientada pela professora Gabriela Alcântara, e aprovado para ser exibido na Mostra Brasil do Kinoforum. O festival é considerado um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo.

Maria Eduarda e Fefa Lins chegam ao laboratório do evento com a ideia de aprimorar o projeto Amores Passageiros, pesquisando mais sobre o tema do longa, desenvolvendo roteiro,  argumento, sinopse, etc. “A gente quer falar sobre liberdade sexual da mulher lésbica no filme. Mais especificamente sobre como nós, mulheres, feministas, lésbicas, que nos consideramos mulheres “livres”, não somos realmente tão livres comparadas aos homens gays. Pelo fato de termos sido socializadas como mulheres, ainda temos algumas amarras”, adianta Eduarda.

A intenção, segundo a autora, não é falar de sexualidade, mas sim da questão de gênero. “Queremos debater sobre esse machismo dentro do recorte LGBT”, completa. Uma vez pronto, o projeto deve ser disponibilizado para comercialização e produção.

Cinema e Audiovisual - longa-metragem - festival -