XXII Maratona de Programação acontece, neste sábado, na AESO-Barros Melo

Sistemas de Informação
setembro. 04, 2017

A programação tem início às 8h e segue até às 19h

Acontece, neste sábado, 09 de setembro, nas Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), a XXII Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação. O evento, que existe desde o ano de 1996 e faz parte do ACM International Collegiate Programming Contest (encontro internacional promovido pela IBM), conta com 154 participantes, divididos em 43 times de diversos estados. A programação tem início às 8h e segue até às 19h.

A Maratona é uma competição destinada a alunos de graduação e início de pós-graduação nas áreas afins da computação - Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc. A busca pela resolução de problemas sempre resulta também na criação de novos softwares e sequências de código que passam a virar tendência.

As equipes, chamadas de times, são compostas por três alunos, que tentam resolver, durante cinco horas, o maior número possível dos oito ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes estudantes têm à disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os desafios propostos.

Os competidores dos times devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Algumas situações exigem apenas compreensão, outros, conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de resolução.

08h – Preparação
09h – Chegada dos times e entrega de material
10h às 11h15 – Sessão de aquecimento (Warm-up)
11h30 – Palestra