Clipagens

Faculdades criam cursos de graduação mais específicos, de olho em mercados emergentes

Neste mês começa a tensão do vestibulando. Boa parte dos vestibulares mais concorridos do país já abriu inscrições ou está vendendo manual. Quem ainda está em dúvida sobre qual carreira seguir ou onde estudar pode ficar ainda mais em dúvida: o número de cursos disponíveis está aumentando. Cada vez mais especializados, os cursos de graduação (bacharelado ou tecnológico) refletem as mudanças no mercado de trabalho e o crescimento das oportunidades em áreas de destaque, como as ligadas ao meio ambiente e às tecnologias da informação.

Um exemplo é a Engenharia de Biossistemas, da Universidade de São Paulo. É uma engenharia voltada para a produção agroindustrial. Como vários dos novos cursos, este surgiu primeiro na pós-graduação. Com a preocupação pelo meio ambiente em alta, criou-se uma graduação. Outro campo em crescimento é saúde e beleza. Os cursos de Visagismo e Terapia Capilar, da Unicsul e da Anhembi Morumbi, propõem aulas de Empreendedorismo, Marketing Pessoal, Psicologia e Nutrição. A área de Gerontologia também está em alta, por conta do envelhecimento da população. Segundo a coordenadora do curso da UFSCar, Sofia Pavarini, a Gerontologia se baseia na interdisciplinaridade: deverá formar profissionais capazes de cuidar dos idosos unindo enfermagem, psicologia e fisioterapia.

Quem se interessar por um dos novos cursos tecnológicos, de dois anos, deve saber que alguns ainda não foram reconhecidos pelo Ministério da Educação. “Eles enfatizam a prática e a inovação tecnológica”, diz Andréa de Faria Barros Andrade, do MEC.

FUTURO

Estudante de Cinema de Animação cria imagem em aula. O profissional da área pode atuar em artes, entretenimento ou até educação

Hora da escolha

Conheça algumas das novas carreiras no vestibular