AESO - Faculdades Integradas Barros Melo





Fies

O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) financia os seus estudos na Barros Melo. A FIBAM está inscrita no PROUNI e FIES, mas esclarece que, os recursos dos Programas FIES e PROUNI são administrados por órgão do Governo Federal, aos quais cabe conceder ou não os benefícios correspondentes (financiamentos e bolsas-de-estudo). A FIBAM não tem como garantir o acesso aos citados Programas, cujas regras estão sujeitas a alterações, nem como interferir no ato concessório dos respectivos benefícios, uma vez que é mera cumpridora das citadas regras e mediadora na operação dos sistemas de inscrição dos candidatos.

Quem pode ingressar na Barros Melo com o FIES

Você deve estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da Barros Melo. Desde 2010 o FIES passou a operar em fluxo contínuo, ou seja, o estudante pode solicitar o financiamento em qualquer período do ano, de acordo com a sua necessidade. As inscrições são feitas pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), disponível para acesso neste LINK.

Como faço para me inscrever no FIES?

  1. O primeiro passo para efetuar a inscrição consiste em acessar o Sistema de Seleção do FIES (FIES Seleção) e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o Sistema. Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o FIES Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição.

    O estudante pré–selecionado deverá acessar o SisFIES e efetivar sua inscrição, em até 5 (cinco) dias corridos a contar da divulgação de sua pré–seleção, informando os dados de financiamento a ser contratado

  2. Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

    Na ocasião, o aluno deve apresentar os seguintes documentos de todos os membros da família, original e cópia:

    • Identidade e CPF;
    • Comprovante de residência;
    • Comprovante de renda de quem trabalha na família, 3 (três) últimos (se for fixo) ou 6 (seis) últimos (se variável);
    • Declaração de Imposto de Renda;
    • Contrato de aluguel e os 3 (três) últimos comprovantes de pagamento;
    • Declaração de Enem, se concluído a partir de 2010.
    • Se optante pelo FUNDO GARANTIDOR, apresentar Carteira de Trabalho.
  3. Após a validação das informações, o estudante, e se for o caso, seu(s) fiador(es) deverão comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

    No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais Agentes Financeiros do Programa.

    Apresente o original e cópia da documentação abaixo:

    • Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) emitido pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES (CPSA);
    • Termo de concessão ou de atualização do usufruto de bolsa parcial do ProUni, quando for o caso;
    • Documento de identificação;
    • CPF próprio e, se menor de 18 anos de idade não emancipado, CPF do seu representante legal;
    • Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
    • Comprovante de residência.

Atenção! Os prazos para validação da documentação junto à CPSA e para comparecimento à instituição bancária começam a contar a partir da conclusão da inscrição no SisFIES e da validação da inscrição na CPSA, respectivamente, e não serão interrompidos nos finais de semana ou feriados.