Clipagens

Palestra de apresentação do Ableton Live 10

Até mesmo a lista de espera do Sisu já foi divulgada e a chance de ingressar em uma faculdade pública utilizando a nota do Enem já acabou. A boa notícia é que existe uma infinidade de opções de faculdades privadas nas quais é possível a entrada com o resultado do exame.

Na Uninassau e na Uninabuco, por exemplo, os candidatos que tenham participado do Enem, nos últimos cinco anos, podem concorrer a uma vaga. Para ser aprovado, é preciso obter a média de pelo menos 200 pontos e não ter obtido nota zero em nenhuma das provas. A UniFG também aceita o resultado de anos interiores para ingresso em todos os cursos de graduação. A inscrição pode ser feita através do link .

Já a Aeso aceita notas iguais ou superiores a 400 pontos e nota da redação acima de zero. Os interessados devem efetuar inscrições através do link . Depois, é preciso comparecer no setor de admissão de novos alunos.  Outras instituições como a Unicap, Unibra, Universo, Fafire e Estácio, entre outras, também aceitam o Enem como forma de ingresso.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação para medir o domínio dos estudantes que concluíram o ensino médio de competências e habilidades. A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias engloba as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. A de Ciências da Natureza e suas Tecnologias traz questões de Química, Física e Biologia. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias envolve Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação. Já a prova de Matemática e suas Tecnologias tem questões de Matemática (Geometria e Álgebra).

A redação exige do estudante “Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita”; “Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”; “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”; “Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”; “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”.

A pontuação para cada competência pode variar de 0 a 1000, sendo 200 para baixo, 400 para mediano, 600 com nível bom, 800 se tiver muito bom e 1000 com domínio considerado excelente. Ao final, somam-se as cinco notas e divide-se o total por cinco até chegar a uma média que vai de 0 a 1000 pontos.