Grupo de Estudos de Direitos Humanos e Acesso à Cultura Livre

Curso de Direito - Olinda

O grupo de estudos vai analisar o direito humano de acesso à cultura, ou acesso a bens culturais, discutindo a questão da cultura livre, expressão que resume a complexidade atual de fruição de produtos culturais frente a novas tecnologias. Será dada ênfase na questão de como reivindicar a participação na criação de cultura com base no conteúdo historicamente subversivo dos direitos humanos, tendo como contraponto o monopólio cultural decorrente das normas tradicionais que regem a propriedade intelectual. A proposta é a de considerar novidades como o Creative Commons e o Crowdfunding, elementos para a elaboração de um discurso pela democracia na criação de cultura, tendo como fundamento um direito humano a esta participação.

*Os estudantes que se inscreverem no grupo de estudos passarão por um processo seletivo, que está agendado para o dia 18 de fevereiro, às 17h, na Barros Melo.

Datas: 1, 8, 15, 22 de março; 12, 19, 26 de abril e 3, 10, 17 de maio.
Local: Videoteca 2
Carga horária para o aluno: 20hs.
Valor: Gratuito

*As inscrições ficam abertas até 0h do dia anterior ao evento ou enquanto tiverem vagas.

19 de fevereiro