Alunos da AESO-Barros Melo desenvolvem projeto para os mercados públicos do Recife

Curso de Design Gráfico - Olinda
novembro. 27, 2017

“Explore Seu Mercado” é o nome do trabalho que envolve estudantes do primeiro e segundo períodos do curso

Frutas, verduras, legumes, vegetais e carnes colorem, diariamente, o cenário dentro dos mercados públicos do Recife. O que pouca gente vê são as simetrias, texturas e tipografias que podem ser extraídas de lá. Partindo deste princípio, alunos do curso de Design Gráfico da AESO-Barros Melo criaram o projeto “Explore Seu Mercado”. A ideia é mergulhar no universo dos mercados públicos da cidade para conhecê-los e resgatar memórias buscando criar representações em um sistema de lambe-lambe (pôsteres artísticos de tamanhos variados) que vão divulgar, não só os produtos comercializados, mas, também a história destes locais.

Sob a orientação das professoras Lia Madureira e Tereza Pereira, os projetos foram desenvolvidos para as disciplinas de Laboratório Criativo em Design e Tipografia e podem, também, servir como portfólio para os estudantes ingressarem no mercado. “O trabalho foi feito para divulgar todo o processo criativo que a gente teve no estudo dos mercados públicos. A primeira etapa foi a pesquisa,  tanto em documentos e livros, quanto a ida nos estabelecimentos para vivenciar tudo o que tem lá”, explica Paula Soares, do segundo período de Design Gráfico da AESO.

Fizeram parte do projeto os mercados da Boa Vista, da Encruzilhada, de Água Fria, de Beberibe, de Casa Amarela, de São José, da Madalena e do Cordeiro. “Esse projeto abriu a minha perspectiva de ter uma visão mais aguçada para os elementos que fazem parte da cidade que moro. Eu passei a ter um interesse maior na história do Recife e por coisas que fazem parte do meu cotidiano”, conta Brenda Barros,  do primeiro período do curso.

Para acompanhar o trabalho feito pelos estudantes, é só acessar a página do projeto no Facebook.

aeso - barros melo - design gráfico -