Alunos da Barros Melo vivenciam práticas das Forças armadas

Curso de Jornalismo - Olinda
junho. 20, 2011

Os alunos do curso de jornalismo, das Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso), em parceria com o Exército Brasileiro, vivenciaram na prática, os desafios de um jornalista na cobertura de situações encaradas pelas forças armadas. A Operação Tocha Alada, que visou adestrar por meio de simulações, as tropas em circunstancias de garantia da lei e da ordem pública, aconteceu nos dias 15 e 16 de junho, na região metropolitana do Recife.

No primeiro dia, os estudantes foram encaminhados para a CHESF, onde havia uma manifestação popular do “Movimento dos Sem Luz” (MSL). No decorrer das negociações, o Exército conseguiu a retomada do local pacificamente. Após a retirada, um manifestante armado permaneceu, tomando a mulher de um funcionário como refém. “Foram momentos de tensão, parecia tudo muito verdadeiro. As tropas encararam com profissionalismo e seriedade as simulações”, comenta Jéssica Machado, estudante de jornalismo do 5º período. “O interessante que além de nós jornalistas, e dos organizadores, ninguém sabia o que estava por vir, criando assim uma situação com mais expectativa”, completa.

No segundo momento, os alunos foram levados para a Várzea, onde a tropa recebeu ordens para realizar uma operação de busca e apreensão de narcotraficantes em uma casa nas proximidades da oficina de cerâmica Francisco Brannand, em cumprimento a um Mandato Judicial. No local, havia uma manifestação de ativistas ambientais (presentes antes da chegada da tropa) contra a ação do Exército, considerada destrutiva, em área de proteção ambiental.

Já no segundo dia, os estudantes cobriram a saída de um deputado jurado de morte, de um hotel no Recife e participaram da coletiva de imprensa com o comandante geral da tropa e outras autoridades presentes, podendo esclarecer fatos que aconteceram nos dois dias de ações.