O CNU será aplicado em 5 de maio deste ano.

CONCURSO NACIONAL UNIFICADO: confira tudo o que você precisa saber para realizar o ‘ENEM DOS CONCURSOS’

CONCURSO PÚBLICO
janeiro. 16, 2024

O CNU vai convocar, ainda em 2024, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais

O Concurso Nacional Unificado (CNU) é o mais recente concurso público lançado pelo Governo Federal, cujo modelo de prova deve ser similar ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o que o fez ficar conhecido como ‘Enem dos concursos’.

No último dia 10, o Governo lançou o edital com todas as informações sobre todas as vagas, cargos, atividades e salários, que vão de R$ 4 mil até pouco mais de R$ 20 mil, dependendo da área.

Do número total de vagas, também estão reservadas, conforme legislação:

• 5% das vagas para pessoas com deficiência;

• 20% para pessoas negras;

• 30% das vagas da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) reservadas para candidatos indígenas.

O CNU será realizado para preencher as vagas que foram esvaziadas ao longo dos últimos anos, o que explica o fato do candidato escolher qual órgão e área deseja atuar no momento da inscrição.

“Uma pessoa estará fazendo cinco, seis concursos públicos em um dia, com uma só taxa de inscrição”, explicou a ministra Esther Dweck.

Serão convocados 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. Já publicamos aqui no site da UNIAESO as principais informações sobre o concurso. Clica aqui para saber mais detalhes.

Também informamos quais as cidades em Pernambuco que irão aplicar a prova, visto que o exame será aplicado em sete cidades do estado.

INSCRIÇÕES PARA O CNU

Segundo o edital divulgado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, as inscrições começam nesta sexta-feira (19) e vão até o dia 9 de fevereiro de 2024.

O valor da inscrição é de R$ 60 para as vagas de nível médio e R$ 90 para nível superior e tudo é feito pelo GOV.BR e será gerada uma GRU (Guia de Recolhimento da União).

Estão isentos do pagamento:

• candidatos que integram o Cadastro Único (CadÚnico);

• candidatos que cursaram faculdade com auxílio do Fies (Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) ou ProUni (Programa Universidade para Todos);

• candidatos que são doadores de medula óssea.

SOBRE A PROVA

O candidato que se inscrever no CNU poderá escolher 1 entre 8 blocos temáticos de conhecimento:

• Bloco 1 - Infraestrutura, Exatas e Engenharia

• Bloco 2 - Tecnologia, Dados e Informação

• Bloco 3 - Ambiental, Agrário e Biológicas

• Bloco 4 - Trabalho e Saúde do Servidor

• Bloco 5 - Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

• Bloco 6 - Setores Econômicos e Regulação

• Bloco 7 - Gestão Governamental e Administração Pública

• Bloco 8 - Nível Intermediário

DATA DA PROVA

As provas serão aplicadas em 5 de maio, em 220 cidades brasileiras. Pernambuco terá sete (7) cidades que aplicarão o exame: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Serra Talhada, Garanhuns e Petrolina.

CRONOGRAMA DO CNU

• 24/11/2023 – divulgação da banca

• 10/01/2024 – publicação do edital

• 19/01 a 09/02/2024 – período de inscrições