"Decolonialidade e Comunicação" é o tema do interjornalismo deste semestre

Curso de Jornalismo - Olinda
agosto. 24, 2021

Os alunos vão produzir uma revista sobre o tema da palestra

A decolonialidade consiste em desconstruir padrões, conceitos e perspectivas impostos desde a colonização, sendo também uma crítica direta à modernidade e ao capitalismo. Pautado nisso, o evento tem o objetivo de unir o debate sobre este tema com a comunicação atual.

No comando da palestra está a jornalista, Patrícia Paixão. Ela aproveita para fazer um alerta sobre  a importância desta discussão, “não é possível construir um mundo melhor, mais humano, solidário e justo sem romper com as amarras da colonialidade. Guardamos opressões que foram instauradas, na época da nossa colonização exploratória, que sucateou as riquezas materiais da América Latina e subjugou nossos povos. A luta decolonial passa por uma comunicação compreendida e efetivada como direito humano.”, explica.

O interjornalismo é um projeto que integra os 4º, 5º, 6º e 8º períodos e, neste semestre, os alunos terão que fazer uma revista sobre o assunto. As cadeiras de laboratório de jornalismo de revista; fotojornalismo; jornalismo científico; jornalismo internacional; pesquisa jornalística estão presentes na produção de conteúdo para a revista do curso, que vai ser entregue ao final do ano.

Quando: 25/08 das 16h30 às 18h

Onde: Via meet (https://meet.google.com/zai-yoij-hoc)

Jornalismo - interjornalismo -