Designer debate o nome da marca na Barros Melo

Curso de Design Gráfico - Olinda
outubro. 07, 2011

7a sexta-feira (14), às 7h30, as Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) recebem o designer, professor e consultor de identidade de marca, Delano Rodrigues que vai apresentar o seu livro recém lançado “Naming: O nome da marca”. A publicação é resultado da pesquisa de mestrado que o autor realizou na Pós-graduação em Design da PUC-Rio. Sua intenção principal era entender como profissionais de design lidavam com projetos de naming. “Há quase 15 anos trabalho com projetos de identidade de marca, e meu interesse por Naming surgiu quando, em 2000, fui deparado com a demanda de um cliente que queria desenvolver um nome para uma empresa, conhecimento este que não fazia parte de minha base de formação no design”, conta Delano.

O livro, indicado para estudantes e profissionais de design, comunicação e marketing, pretende articular qual o atual papel do designer nos trabalhos de identidade corporativa e como ele é redefinido com a inserção dos conceitos de branding e naming. O autor ressalta que, por mais que o designer apareça como protagonista em diversos momentos no processo de desenvolvimento e escolha de nomes de marca, ele tem plena consciência que esse processo não é exclusividade da área. “Sei que todos os dias novos nomes surgem por meio de criatividade de profissionais e empreendedores com diversas formações. Mas, como este livro é baseado em uma pesquisa feita em uma pós-graduação de design, o designer acabou virando o personagem principal”, explica.

Naming- É o processo criativo de desenvolvimento de nomes para marcas. E, segundo Delano, o profissional que pretende atuar nesta área deve ser multidisciplinar. “Para ser bom em naming, ou seja, nomear produtos, marcas e serviços, o profissional tem que ter habilidades e conhecimentos de linguística, semiologia, antropologia, design, marketing e legislação de marca”.

Data: 14 de outubro de 2011
Hora: 7h30
Local: Cineteatro
Valor: Gratuito