agosto. 22, 2005

Para quem está em dúvida sobre que curso escolher, nada melhor do que uma conversa com profissionais da área para clarear as idéias. Durante o mês de agosto, as Faculdades Integradas Barros Melo está recebendo grupos de alunos do ensino médio de cinco escolas particulares do Recife e Olinda: Colégio Idéia, Instituto Helena Lubienska, Academia Santa Gertrudes, Maria Auxiliadora e Santa Emília. Os alunos vêm em grupos de trinta pessoas, acompanhados por um professor ou coordenador da escola, e passam a tarde na Barros Melo, das 15h às 18h. Além de ouvir depoimentos dos professores e coordenadores dos cursos, eles participam de dinâmicas de grupo e conhecem um pouco do dia-a-dia dos laboratórios de prática profissional. Guiados por um aluno da faculdade, os estudantes visitam a Biblioteca, o Estúdio de TV, o Núcleo de Animação, o Laboratório e Estúdio de Fotografia. Um dos momentos mais esperados é a visita ao Estúdio de Rádio, quando os adolescentes são convidados a gravar um programa jornalístico. E ainda as passagens pela Inata e Laboratórios de Informática, quando participam de dinâmicas de grupo nas áreas de publicidade e sistemas de informação, respectivamente. No final, os alunos são levados ao Cineteatro para uma conversa com o coordenador do Curso de Direito, José Durval, que fala da importância das escolhas conscientes. Durval apresenta aos alunos exemplos práticos e atuais da aplicação do Direito nos mais diversos campos do conhecimento humano. "Direito é uma profissão com muitas perguntas a responder, muito conhecimento a construir e o desafio de acompanhar as mudanças nas relações sociais", ele afirma. Para relaxar, os alunos assistem a alguns vídeos produzidos pelos estudantes de jornalismo e publicidade, como as animações "Banheiro Massa" e "A Morte do Rei de Barro" e o vídeo "Elevador".