Lana Pinho/Divulgação

Curso de Design Gráfico - Olinda
dezembro. 07, 2017

Formado em Design Gráfico, Luciano Pontes mostra versatilidade em outras áreas

Em novembro, Luciano Pontes, ex-aluno de Design Gráfico das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), fez uma participação especial na novela "Malhação - Viva a Diferença", da Rede Globo. Mas se enganou quem achou que ele esteve envolvido na criação de alguma peça gráfica para a novela. Além de designer, Luciano tem formação livre em teatro, dança e literatura e foi atuando como Cícero, pai de uma das personagens principais da trama, que ele se destacou.

A participação na Malhação se concretizou após Luciano ter sido aprovado em um teste de elenco. “Foi uma experiência incrível! Fui muito bem acolhido pela equipe e diretores. O enfoque desta temporada  é a diferença e o Cícero é um homem que acredita que isso seja uma limitação. Ele não conseguiu aceitar as dificuldades da filha (Benê, personagem da atriz Daphne Bozaski) e resolveu sumir. Quando ele reapareceu, a filha ensinou muito da vida pra ele”, conta o ator e designer sobre a primeira experiência atuando na TV aberta.

Em 2013, Luciano Pontes integrou o elenco do curta-metragem: “Sobre Minha Melhor Amiga”, dirigido pelo professor da AESO-Barros Melo, Luiz Otávio Pereira. “Falar sobre a morte, a convivência e perdas na infância, é sempre um desafio. O curta traz uma visão sobre esse modo de ver, tendo uma criança como protagonista. Isso revela outros olhares para o tema”, relembra Luciano. Durante oito anos, ele foi integrante do grupo Mamulengo Só-Riso, atuando como ator/bonequeiro, onde iniciou pesquisa na tradição oral. Desde 2003, Luciano faz parte do elenco de palhaços dos Doutores da Alegria, grupo pioneiro no Brasil em intervenções no ambiente hospitalar.

Luciano é também autor de nove livros, onde teve a oportunidade de ilustrar três deles. Foi com um projeto inovador de uma publicação infantil que ele se formou em Design Gráfico pela AESO, em 2016. “Tenho o projeto Livro Mural que disponibiliza, gratuitamente, uma narrativa visual para diversos públicos, incentivando a leitura coletiva e socializante. Esse projeto também ganha as ruas sendo aplicado com lambe-lambe (pôsteres artísticos de tamanhos variados)”, conclui.

aeso - barros melo - alunos no mercado - design gráfico - malhação -