Metodologias ágeis - Fonte Unsplash.jpg

METODOLOGIAS ÁGEIS: conheça alguns tipos e saiba como utilizá-las

DICAS
dezembro. 13, 2023

O uso dessas metodologias podem auxiliar nas atividades acadêmicas

A aplicação de metodologias ágeis no ambiente universitário representa uma abordagem inovadora para a gestão de projetos, promovendo eficiência, flexibilidade e colaboração. Inspiradas nos princípios do Manifesto Ágil, essas metodologias buscam adaptar-se a mudanças, valorizar a comunicação e priorizar a entrega contínua de resultados.

A metodologia ágil é um modelo que surgiu com a proposta de resolver alguns problemas que ocorrem em diversas áreas: falta de comunicação entre os envolvidos em projetos, falta de prazo para entrega de resultados ou tempo de produção lento.

A criação das metodologias ágeis veio para fazer com que tudo que é estabelecido num determinado projeto seja feito de forma organizada por todos os membros. Pensando nisso, trouxemos maneiras de como os estudantes podem se beneficiar dessas técnicas para realizar suas atividades acadêmicas.

METODOLOGIAS ÁGEIS

Scrum para organizar projetos acadêmicos

Usar o ‘Scrum’ pode ser uma estratégia eficaz para organizar trabalhos em grupo, como projetos de pesquisa, seminários ou desenvolvimento de software. Dividindo o projeto em ‘sprints’ (ou pequenas partes) e realizando reuniões curtas e frequentes, os estudantes conseguem acompanhar o progresso, ajustar estratégias e manter o foco nas metas estabelecidas.

Kanban para gerenciar tarefas

Um quadro 'Kanban' é uma maneira visual e simples de gerenciar as tarefas individuais. Cada etapa do projeto (a fazer, em andamento, concluído) é representada em colunas, permitindo que os estudantes visualizem rapidamente o fluxo de trabalho, identifiquem o que está pendente e priorizem atividades.

Integração Contínua e Entrega Contínua (CI/CD)

Aplicar os conceitos de CI/CD em projetos de desenvolvimento de software ou em pesquisas experimentais pode acelerar a obtenção de resultados. A integração contínua garante que as contribuições dos membros da equipe sejam integradas regularmente, enquanto a entrega contínua possibilita a disponibilização de versões funcionais do projeto em curtos intervalos.

Retroalimentação Contínua

Assim como na metodologia ágil, a retroalimentação contínua é crucial para o aprendizado, pois consiste em realizar uma retrospectiva após a conclusão de cada fase do projeto que está se trabalhando.

Com isso, os estudantes, além de rever o conteúdo, podem ver quais pontos foram fortes no projeto e o que precisará de alguma melhoria para futuros trabalhos.

metodologia - uniaeso - metodologias ágeis -