AESO - Faculdades Integradas Barros Melo

Projeto Ventura na Escola exibe “Os Trapalhões na Guerra dos Planetas”


Cinema e Audiovisual
setembro. 13, 2019

Sessão acontece na escola EREM Desemb. Renato Fonseca em Olinda

Era 1978, um ano depois do primeiro filme da saga Star Wars Episódio IV: Uma nova esperança vir ao mundo. No Brasil, sob direção de Adriano Stuart, foi lançada a paródia estrelada por Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum e Zacarias, Os trapalhões na guerra dos planeta. O filme, estreia do quarteto humorístico, foi um fenômeno de bilheteria, atraindo 5,089 milhões de espectadores.

Este ano, em 19 de dezembro, entra em cartaz, no Brasil, Star Wars: A ascenção Skywalker, a nova aventura da saga Guerra nas estrelas, de George Lucas, iniciada em 1977. É o momento em que todos os fãs da série devem se mobilizar para conhecer o destino dos jedis. Para relembrar a adaptação brasileira, o projeto Ventura na Escola, da coordenação do Curso de Cinema e Audiovisual das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), exibe o filme dos Trapalhões para os alunos da escola de referência EREM Desembargador Renato Fonseca, em Jardim Brasil 1, Olinda-PE, terça-feira (17), às 13h30.

O enredo do longa apresenta o príncipe Flick, que veio do espaço num disco voador e pede ajuda dos Trapalhões para libertar o planeta onde vive do domínio do vilão Zuco. O príncipe oferece uma recompensa, que é aceita pelos quatro amigos, quando embarcam em uma nave espacial pilotada pelo peludo Bonzo.

Após a sessão, o professor da AESO-Barros Melo, Luiz Joaquim, promove debate sobre a história do cinema brasileiro nos anos 1970, ao lado de estudantes do curso de Cinema e Audiovisual, para os alunos do ensino médio.

SOBRE VENTURA NA ESCOLA 

A ação é produzida pelo Bacharelado em Cinema e Audiovisual das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), com o objetivo de propiciar aos estudantes de cinema, uma percepção distinta da arte cinematográfica, bem como das mensagens que transmite.

A ideia é também promover uma análise crítica sobre a utilização da arte em sala de aula, salientando as possibilidades para o ensino e pesquisa. Por fim, visa à construção participativa de uma pedagogia audiovisual em que os estudantes possam interagir pelo cinema como ato de ensinamento, formação e transformação pela natureza do social.

Serviço:
VENTURA NA ESCOLA
Sessão #1 (2019-2) 
Filme: Os trapalhões na Guerra dos Planetas (Bra., 1978), de Adriano Stuart.  98 min.  
Quando: terça-feira, 17 de setembro, às 13h30.
Local: EREM Desembargador Renato Fonseca. Jardim Brasil 1, Olinda.
Informações: 2128-9797. 


filme - cineclube - ventura -

voltar