UNIAESO completa 53 anos como referência em excelência no ensino e atualização constante

maio. 21, 2021

Histórico e modernidade se unem no compromisso com a educação

A UNIAESO completa 53 anos e o sentimento de satisfação em fazer parte é compartilhado entre aqueles que chegaram faz tempo e os que escrevem essa história juntos de maneira mais recente. O professor Marcos Araújo, radialista e jornalista, leciona em várias disciplinas dos cursos de comunicação há 16 anos. “Tive o privilégio de ser acolhido por esta prestigiosa instituição logo que me tornei mestre em Comunicação Social (UFPE). Foi uma oportunidade maravilhosa que a mim me foi concedida para que eu desenvolvesse os conhecimentos adquiridos na pós-graduação.  Atuar na UNIAESO me pôs em contato com atualizações metodológicas e tecnológicas bastante importantes na área do ensino, que impactaram na minha didática em sala de aula e melhoraram o meu trabalho”, comenta.

A vocação da instituição para a educação e o compromisso com a excelência no ensino são pontos-chave, reconhecidos e valorizados por todos.  Aspecto mais do que comprovado nesses 53 anos de trajetória.

Para o professor de Direito, Rircardo Coelho, que está na UNIAESO desde os tempos da Faculdade de Direito de Olinda, origem do curso jurídico e da instituição como um todo, a celebração tem um gosto especial. “Quando iniciei a docência na UNIAESO, as aulas eram realizadas na sede antiga, no sitio histórico de Olinda. Havia todo um simbolismo pela beleza e valor histórico do local, tombado como patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Nesses 30 anos, sempre estive me atualizando e procurando ser um profissional melhor, entusiasmado e vibrante. A UNIAESO sempre foi diferenciada pela sua estrutura e padrão de qualidade. Temos milhares de profissionais egressos ocupando cargos relevantes nos tribunais superiores de Brasília, em tribunais regionais federais e estaduais, na magistratura, Ministério Público, advocacia e universidades”, diz.

A professora Angélica Martins está na instituição desde 2015. Além de docente, é membro da CPA (Comissão Própria de Avaliação) e grande entusiasta da UNIAESO. Hoje também é Procuradora Institucional.  “Minha trajetória na UNIAESO é marcada por uma série de mudanças e conquistas tanto para mim, como para a instituição.   Poderia listar uma série, mas quero destacar aqui, enquanto professora, que o que mais me identifica na UNIAESO é a primazia pela qualidade do ensino, a seriedade do trabalho realizado e a forma como é conduzido. Enquanto professora, vejo e sinto esse reconhecimento por parte dos alunos”, reforça.

Filipe Falcão chegou em 2014 e, nesse tempo, tem aprendido bastante no ensino dos cursos de comunicação, como Jornalismo e Cinema e Audiovisual. “Cada turma é diferente, as disciplinas são as mesmas, mas a forma de lecionar é variada. Aprendi a me moldar às necessidades dos alunos e das disciplinas. Nossa função é muito orgânica”, comenta. Para ele, o que há de mais valioso no trabalho é “o cuidado em garantir que o professor dialogue com o que há de mais moderno no mercado para além da tecnologia.” “Estamos sempre pensando nos novos modelos de ensino, formas de atuar no campo da docência, como palestras, oficinas. Temos um histórico, mas é algo que não ficou preso no passado, continua se reinventando, inclusive, com novos cursos em várias áreas”, completa.

(Acesse o Instagram @uniaeso para conferir mais depoimentos)

Em 2020, tivemos um ano desafiador com a pandemia da Covid-19.  Um período de mudanças, que exigiu adaptação e resiliência de todos. O Centro Universitário AESO-Barros Melo - UNIAESO aderiu ao isolamento social em março de 2020, a fim preservar a integridade física de alunos, professores e funcionários. As atividades acadêmicas, bem como os atendimentos administrativos foram transferidos para o ambiente virtual em tempo recorde. Um esforço coletivo e contínuo para tornar os períodos possíveis e minimamente impactados negativamente.

Em meio ao turbilhão, uma notícia motivadora: as Faculdades Integradas Barros Melo, mantidas pela Aeso - Ensino Superior de Olinda Ltda., transformaram-se em Centro Universitário AESO-Barros Melo – UNIAESO. Novidade muito bem-vinda, que deu o pontapé a uma série de transformações e conquistas da instituição.

Uma nova unidade no Recife Antigo foi credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). A Faculdade Barros Melo Recife, situada na rua do Bom Jesus, nº 137, no Recife Antigo, passando a ofertar novos cursos numa área que hospeda um dos mais importantes pólos de inovação do país.

A UNIAESO também fez sua estreia na modalidade a distância, oferecendo quatro opções de cursos: Administração, Ciências Contábeis, Processos Gerenciais e Recursos Humanos, com aulas e material auxiliar de estudo disponibilizados via internet, proporcionando maior flexibilidade para os alunos com relação ao local de estudo.

Além disso, seguindo o movimento global de investimento e cuidado com a saúde, o Centro Universitário AESO-Barros Melo – UNIAESO aderiu aos cursos no setor. Passou a ofertar os cursos de Fisioterapia, Psicologia e Odontologia, a fim de formar profissionais com uma sólida base técnico-científica, humanística e ética, para atender as necessidades da população em vários segmentos da saúde.

A mais recente avaliação de recredenciamento da instituição, realizada pelo Ministério da Educação (MEC), rendeu nota máxima (cinco) à UNIAESO. A instituição também recebeu nota máxima no credenciamento para Ensino a Distância (EAD), além dos cursos de Direito e Cinema e Audiovisual.

A UNIAESO não para. O que foi motivo de orgulho no passado está mantido e segue se atualizando com o que há de mais inovador no mundo e nos mercados profissionais.  Parabéns para todos que fazem a UNIAESO e acreditam no sucesso da Instituição.

aniversário - uniaeso - comemoração -