UNIAESO realiza atividades de extensão ligadas ao curso de Cinema e Audiovisual


Cinema e Audiovisual
abril. 27, 2021

Projeto “artes, histórias, brincadeiras” contempla a exibição de videoperformance, bate-papo e lançamento de videoarte

As artes visuais fornecem infindáveis possibilidades de interpretar o mundo e dialogar com os mais diversos olhares. Na contemporaneidade, surge uma pluralidade de técnicas que conversam entre si, como a pintura, escultura, fotografia, vídeo, performance e a arte urbana. Com o objetivo de realizar atividades de extensão ligando essas artes ao Curso de Cinema e Audiovisual, o Centro Universitário AESO-Barros Melo - UNIAESO promove o evento “artes, histórias, brincadeiras”, em diversas plataformas de exibição online.

As ações acontecem nos dias 29 e 30/04 e tomam como base projeto realizado pela professora Milena Travassos que, em 2020, foi aprovado no Edital Criação, Difusão e Fruição – LAB-PE. O programa resultou no desenvolvimento de uma série de atividades, as quais serão publicadas e transmitidas pela internet através de plataformas como o Instagram, o YouTube e o Google Meet. Fará parte do cronograma a exibição da videoperformance “Histórias para lanternas”, o bate-papo “arte, história e museu” e a videoarte “brincadeiras e esconderijos”. 

Veja o cronograma completo:

29/04 – 20h - Exibição da videoperformance “Histórias para lanternas” no perfil da artista no Instagram @travassosmilena e no perfil do projeto @arteshistoriasbrincadeiras, seguida de bate-papo com os estudantes de Cinema e Audiovisual.

30/04 – às 20h - Realização do bate-papo “arte, história e museu” no YouTube do projeto, tendo como temáticas a arte contemporânea, a infância, a educação e os museus. O bate-papo contará com a presença da artista Milena Travassos e as convidadas Gleyce Kelly Heitor - Gerente de Educação e Participação do MAM Rio, e Nathalia Vieira - Coordenadora de Arte/Educação do MAMAM, em Recife, além da mediação do professor André Aquino - Coordenador do curso de Fotografia da UNIAESO. Após o debate, acontece o lançamento da videoarte “brincadeiras e esconderijos”, peça audiovisual que contou com a participação das sobrinhas da artista e tem uma versão acompanhada de audiodescrição. 

DADOS DOS PALESTRANTES:

Milena Travassos é artista visual, professora e pesquisadora. Doutora em Comunicação pela UFRJ-ECO. Atualmente, leciona na Uniaeso. Sua produção artística envolve videoinstalação, videoarte, videoperformance, performance, instalação, fotografia, objeto, desenho. A cada nova pesquisa, seu corpo transforma-se em outro. O espaço em que a artista se relaciona é dado importante para a construção desse outro corpo e de seus gestos.

Gleyce Kelly Heitor é educadora e pesquisadora. Tem licenciatura em História (UFPE), mestrado em Museologia e Patrimônio (Unirio-Mast) e experiência com projetos de mediação cultural, educação e programas públicos em museus, exposições e demais instituições de arte. Atualmente é Gerente de Educação e Participação do MAM Rio. Foi coordenadora de ensino da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (2019), professora substituta do Bacharelado em Museologia da UFG (2017- 2018), coordenadora pedagógica nacional do Programa CCBB Educativo Arte e Educação - 2018, realizado pelo JA.CA Centro de Arte e Tecnologia, assessora e coordenadora pedagógica da Escola do Olhar - MAR – RJ (2012-2017) e estagiária na Diretoria de Mediação e Programação Cultural do Museu do Louvre (2016).

Nathália Vieira, natural de Recife, possui graduação em Artes Visuais - Faculdades Integradas Barros Melo, especialização em Educação e Ludicidade - Faculdade Frassinetti do Recife, e é aluna no Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI - UFRPE/FUNDAJ). Atua na área de arte educação desde 2013, executando pesquisas, formações, oficinas e mediações culturais, em diversos espaços. Atualmente é Coordenadora de Arte/Educação do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães – MAMAM. Também realiza produções culturais na área de artes visuais e já realizou pesquisas em Curadoria, tendo exercido esta atividade nas exposições do Festival Internacional de Graffiti Recifusion e na exposição 'O que te faz ser?' realizada na Torre Malakoff, em Recife.

André Aquino (mediador do bate-papo) - Artista, Professor, Curador, Gestor e Produtor Cultural. Já atuou na Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), no Instituto Ricardo Brennand, na Comissão Deliberativa do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura/PE. É docente nos cursos de Fotografia, Cinema e Audiovisual, Produção Fonográfica, e Design Gráfico da UNIAESO, onde também coordena o curso de Fotografia.


artes visuais - Cinema e Audiovisual -

voltar

Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookeis. Saber mais.
Aceitar