2º dia de Congresso Discente na UNIAESO

VI CONGRESSO DISCENTE: Animação, Inteligência Artificial e Design são destaques do 2º dia

CONGRESSO
outubro. 25, 2023

De Missão Impossível até criação de personagem e aplicativo para monitoramento de segurança

No segundo dia do VI Congresso Discente, os polos Olinda e Recife receberam mais trabalhos para exposição e debate.

A UNIAESO Olinda seguiu com a leva de apresentações dos estudantes do curso de Cinema e Audiovisual. Mediado pelo coordenador Luiz Otávio Pereira, o evento contou com temas nas áreas dos gêneros de cinema, direção e franquias.

O estudante José Ricardo abordou a complexidade dos gêneros cinematográficos. No seu trabalho, analisa os diferentes gêneros e suas especificidades, tal como as dificuldades em executar cada um.

Com exemplos e trechos de filmes, o estudante Yuri Lins apresentou a pesquisa de tema “A herança de Robert Bresson ao cinema contemporâneo", cujo intuito foi perceber os cineastas do cinema atual influenciados pelo diretor francês Robert Bresson, que apresentava um estilo caracterizado pela desdramatização.

Entrando no universo dos filmes de ação, o estudante Ítalo Gomes trouxe como pesquisa “Missões Impossíveis: a evolução da ação sob a ótica de uma franquia", onde discutiu os filmes da saga estrelada por Tom Cruise, abordando temáticas como ‘CGI x Efeitos Práticos’ e originalidade.

No Recife, as professoras Ameliara Freire, Renata Porto e o professor Marcos Tenório foram os mediadores das palestras.

Começando as palestras da manhã, a aluna Maria Luíza Batista do curso de Design Gráfico falou um pouco sobre o processo de criação de estampas para a marca L’Occitane Brasil e contou detalhes sobre sua experiência trabalhando com uma marca nacionalmente conhecida.

A estudante explicou o processo de criação a partir da renda renascença feita em Pernambuco, trazendo visibilidade e resgatando a memória da produção artesanal, utilizando uma adaptação do designer gráfico Bruno Munari.

Além da renda renascença, nossa aluna buscou referências que marcaram sua infância para criar a marca, partindo da flor de laranjeira para o desenvolvimento do projeto.

Na sequência, Amanda Melo, do curso de Design de Animação, apresentou a personagem “Liz” e como foi realizar detalhes da animação.

A apresentação foi marcada pelas imagens da personagem “Liz” e a origem de sua criação, que passou pelo Sci-Fi misturando o cotidiano do bairro do Recife. Para a personagem, as referências foram das mais variadas: anos 80, jogos de RPG, neon e um clipe da música “Together Through Time”, da banda TWRP.

Por fim, Amanda se juntou a Letícia Oliveira, Luíza Silveira, Mariana Sabino e Patrícia Santos para falar sobre “arts and crafts e art nouveau” em animações.

O projeto passou desde a história da criação e de como a art nouveau colaboraram na história da animação, mostrando a relação da revolução industrial na criação das imagens e de como o contexto da época colaborou para a difusão desse estilo.

As estudantes mostraram algumas animações já conhecidas do público que tem inspiração na art nouveau, como Pinocchio, Anastásia e Arcane.

No polo Olinda, a noite fechou com apresentações dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Administração. Primeiro o aluno João Lucas, do curso de ADS, falou sobre o conceito de computação desplugada e como o uso dessas atividades práticas tornam acessível, colaborativo e criativo para que as pessoas aprendam programação de uma forma simples.

Para isso, ele utilizou um quebra-cabeça matemático chamado “Torre de Hanoi”, que consiste em mover discos de uma base para outra baseado em algumas regras.

A noite continuou com João Lucas se juntando a Luiz Gabriel e apresentando como a inteligência artificial pode colaborar para a segurança pública do nosso estado.

Eles utilizaram a base de dados da SDS para demonstrar exemplos de padrões que podem ser analisados para que ocorrências sejam realizadas de forma mais ágil e objetiva pela Polícia.

Por fim, o egresso Bruno Henrique, do curso de Administração, trouxe o tema de sua monografia sobre o impacto das mudanças econômicas no setor de compras.

Ele traçou o histórico de como o setor teve de se atualizar em termos operacionais e como a tecnologia impactou e fez com que a demanda aumentasse quantitativamente na questão de profissionais mais capacitados. Também destacou a mudança no mercado após a pandemia da covid-19.

O Congresso Discente na UNIAESO vai até o dia 26 de outubro nos polos Olinda e Recife. Para acessar a programação completa, clique neste link!

design gráfico - uniaeso - congressodiscente - animação -