VIDAS EM PORTUGUÊS

junho. 01, 2005

José Saramago, João Ubaldo Ribeiro e Martinho da Vila estão entre os entrevistados de "Língua - Vidas em Português", filme que será exibido no Cineaeso desta sexta-feira (3). Desta vez, o filme não foi escolhido pelos alunos e sim promovido pelo projeto Cinema BR em Movimento, programa de difusão e exibição de filmes longa-metragem da mais recente produção brasileira, patrocinado pela Petrobrás. O programa criou uma rede de divulgação do cinema nacional em diferentes regiões do País, apresentando sessões gratuitas de filmes seguidos de debates sobre o tema em várias universidades nas 27 unidades da Federação. O documentário é co-produzido por Brasil e Portugal e filmado em seis países (Brasil, Moçambique, Índia, Portugal, França e Japão). Dirigido por Victor Lopes, o longa-metragem é um mergulho nas histórias da língua portuguesa e na sua permanência entre culturas variadas do planeta, traçando retratos reveladores da cultura de cada um dos países visitados. O idioma é falado por duzentos milhões de pessoas, em lugares como Brasil, Moçambique, Guiné, Angola, Japão e Cabo Verde. O documentário reproduz o movimento de uma língua que ganhou o mundo e que refaz seus caminhos na expectativa de se reencontrar. Para isso, acompanha a trajetória dos personagens e registra suas experiências e sensações diante do futuro.