Zodíaco: ensino interativo ganha espaço na AESO – Barros Melo

Curso de Design Gráfico - Olinda
março. 01, 2018

Iniciativa da professora de design, Ana Helena Soares, busca o engajamento dos alunos fora da sala de aula

A gamificação vem ganhando cada vez mais espaço no ambiente educacional. O termo refere-se ao uso de dinâmicas para criar e solucionar problemas, que dialogam com o aprendizado repassado em sala de aula. O objetivo é criar jogos para motivar os estudantes, por meio de competições saudáveis. Na AESO-Barros Melo, a iniciativa é o evento Zodíaco, uma atividade da Profa. Ana Helena para estudantes dos cursos de Design Gráfico, Jogos Digitais, Jornalismo, Produção Fonográfica e Publicidade e Propaganda.

Entre os dias 06 de março e 25 de maio, ‘Caixas Misteriosas’ estarão distribuídas em três pontos da faculdade com diferentes insígnias dentro. Cada emblema tem uma pontuação positiva ou negativa. Os participantes podem tirar até três papeis por semana, que devem ser entregues à professora nos dias da aula com a turma. Apenas no fim do jogo os estudante sabem qual a pontuação de cada símbolo, descobrindo também sobre o desempenho na atividade. Os que terminarem com mais pontos ganham prêmios, como vale compras na Livraria Cultura e consultas no dia da prova.

A professora Ana Helena Soares já utiliza, há algum tempo,  a interação por meio de games para as suas disciplinas. Com o sucesso do jogo em sala de aula, ela resolveu ampliar o projeto unindo todas as turmas que ensina em uma só disputa, o Zodíaco.

aeso - barros melo - produção fonográfica - Jornalismo - Publicidade e Propaganda - design gráfico - jogos digitais -