Descanso-Mental1.jpg

A importância do descanso mental nas férias


Psicologia
julho. 16, 2021

Alerta: 98% dos brasileiros entrevistados se sentem um pouco ou muito cansados mental e fisicamente

Com o novo contexto mundial de pandemia ficou quase impossível não ficar mais conectado e online. A quarentena forçou pessoas ao redor do mundo ficarem em casa para conter o contágio do vírus, fazendo com que o estudo e trabalho, que antes era presencial, se tornassem remoto.

Contudo, esse excesso de conexão pode ser prejudicial quando as redes sociais, por exemplo, levam  à uma crise de ansiedade. Há o choque de realidade: quando alguém  começa a se comparar com outra que aparenta ter uma vida perfeita, e percebe que não tem o mesmo carro, casa, celular e etc.

Patrícia Carvalho, psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da UNIAESO,destaca a importância do descanso para saúde mental, “As pausas das férias são super importantes para focarmos em outras atividades mais leves. Quando conseguimos desconectar daquilo que a gente vem lendo e está ,voluntariamente, focado em estudar, é ótimo porque abrimos espaço para o novo e estimulamos nossa criatividade”, explica.

De acordo com a pesquisa da Conectaí, empresa do IBOPE Inteligência, os principais motivos para o cansaço mental, apontados pelos entrevistados, são o estresse e correria do cotidiano. Outros fatores foram a falta de condicionamento físico, problemas pessoais, alimentação desequilibrada, acomodação, problemas no trabalho e de saúde. Foram entrevistadas 1.499 pessoas, entre 18 e 64 anos.

“É preciso redescobrir o prazer da vida fora das redes sociais, porque existe muita alegria nas trocas afetivas e encontros presenciais. O tédio está na vida online, ela é repetitiva e é sempre perfeita”, orienta Patrícia.

Para quem ainda não sabe como parar e se desconectar aos poucos, Patrícia orienta que é possível sentir satisfação em coisas simples “Tem uma vida que pode ser muito prazerosa, a vida ao vivo no próprio núcleo familiar, por exemplo, como lanchar com sua mãe em um café da tarde pode ser muito revigorante”, aconselha.

A graduação em psicologia da UNIAESO conta com 10 períodos, que são baseados nas teorias clássicas, mas, também,  é composto com as novas práticas psicológicas e  saberes como a ciberpsicologia, por exemplo. Unindo a teoria com prática, trazendo um corpo docente com experiência para formar o aluno com capacidade teórica e atuação nos vários campos que a psicologia que se faz presente.

aeso - barros melo - psicologia -

voltar
bool(false) NULL

Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookeis. Saber mais.
Aceitar